O caminho promissor da inovação
Um grande case de sucesso no mercado. Marcus Vinicius Costa Floriano, executivo de TI da TIVIT, apresentou o painel “Soluções Adequadas ao Propósito dos Negócios das Seguradoras: Um Modelo de Descoberta de Oportunidades e Tecnologia de Ponta a Ponta”. Ele abordou a ampla gama de serviços oferecida pela multinacional brasileira de soluções digitais, com operação em dez países da América Latina. Os serviços são distribuídos nas áreas de digital, cloud, cybersecurity e soluções SAP.
Como uma espécie de mantra da empresa, Floriano menciona um trecho da obra Inovação e Empreendedorismo, de Bessant e Tidd: “Inovação é mais do que simplesmente ter boas ideias; é o processo de fazê-las evoluir a ponto de terem um uso prático”. Em seguida, mostrou os resultados de seis cases no setor de seguros da TIVIT: Grupo NotreDame Intermédica, Telemedicina, Regulamentação, Detecção de EPI e Área de Risco, Hospital Indaiatuba e Operador de saúde – Laboratório.
Durante a palestra, Floriano delineou as principais dores do setor, garantindo que a estratégia está no que mais importa. O executivo estabeleceu três etapas distintas neste diagnóstico: 1 – Crescimento (aumentar a conscientização e aceitação de produtos de seguros entre os consumidores brasileiros é um desafio, dado que o mercado de seguros no Brasil ainda é relativamente subdesenvolvido), 2 – Clima (seguradoras precisam gerenciar o aumento de riscos causados por eventos climáticos extremos, que estão se tornando mais frequentes e severos devido às mudanças climáticas) e 3 – Inovação (para manter a competitividade, as seguradoras precisam inovar constantemente, desenvolvendo novos produtos e serviços e adaptando os existentes às novas necessidades dos consumidores).
Ao final, Floriano propôs a seguinte reflexão: “Diante de desafios significativos e complexos no setor, acreditamos que a tecnologia é caminho para muitas das demandas do setor, entretanto não é solução para tudo. Então, lançamos a seguinte pergunta: Você se sente preparado para responder aos efeitos e impactos provocados em seus negócios por conta destes desafios?”. E ele mesmo acentua que “o caminho mais promissor para responder a tantos desafios é a inovação”.
Para a TIVIT, é importante empreender a descoberta de desafios, “identificando oportunidades de negócio com uma abordagem de inovação, para direcionar seu olhar para aquilo de fato importa”. E conclui, ao citar uma frase do autor norte-americano James Baldwin: “Nem tudo o que se vê pode ser mudado, mas nada pode ser mudado até que seja visto”.