Automatização garante excelência no serviço de vistoria
Nova tecnologia agiliza procedimentos e permite segurança na operação
Tornar a vistoria cada vez mais inteligente e o processo de seguro ser feito o mais rápido possível. Essas duas premissas são a base de um serviço automatizado e exemplar, segundo o sócio da Autovist, Daniel Figueiredo, que ministrou a palestra “Novas tecnologias e seus resultados em vistoria digital” durante o Insurtech Brasil 2022. Figueiredo apresentou cases que comprovam a eficiência do modelo de vistoria proposto pela Autovist.
“Temos a plataforma mais completa do mercado”, ressalta o executivo. Segundo ele, a empresa possui quatro pilares que justificam a sua expertise no setor: agilidade, obtida por meio de fotos, vídeos, áudios e a própria televistoria; o portal do corretor, em que o profissional é integrado no processo; e a análise técnica (validações personalizadas inteligentes e a ferramenta antifraude, que utiliza painel específico antifraude, timeline, geolocalização e apontamentos).
Figueiredo explica que, com a Autovist, as seguradoras automatizam o processo e a passam a exercer pleno controle. O tempo médio de vistoria é de apenas sete minutos, a redução do custo é cinco vezes menor que os modelos tradicionais e a tecnologia e a inovação do serviço garantem a excelência do serviço.
O sócio da Autovist apresentou dois cases envolvendo marcas diferentes de automóveis. Enquanto no primeiro, as fotos recebidas são confrontadas com a base big data de imagens online, no segundo case há uma análise aprofundada sobre a identificação de avarias feita de forma manual versus a inteligência artificial (IA) de reconhecimento de danos. Em ambos os casos, o tempo de processamento e análise IA é de cerca de 30 segundos, o tempo de análise do operador, quatro minutos, e o nível de precisão é de 100% (operador versus IA).
“Os benefícios apurados na vistoria são indiscutíveis”, reforça Figueiredo. Em termos de tempo, ele destaca que o sistema permite a operação sete dias por semana, 24 horas por dia, melhora a eficiência do tempo de análise (30 segundos), propicia aumento da capacidade produtiva da equipe e é eficaz em mais de 35% nos apontamentos de avarias existentes. Em termos de segurança e permanência, esse modelo de vistoria permite registro único de apontamentos realizados e análise de melhoria contínua do produto, processo e gerenciamento de risco, além de autoria de processos finalizados.
O sócio da Autovista menciona outras vantagens do sistema, tais como apuração de divergência de localidade, menor possibilidade de omissão de danos e de exigência de acionamento do proponente, identificação de uso comercial do veículo e também de uso de aplicativos e mais agilidade e segurança na análise. “No case 1, detectamos redução de fraudes na aceitação e no sinistro”, afirma Figueiredo. “Nosso objetivo é aproximar a seguradora do segurado, fidelizando e facilitando o processo inicial de vistoria”, completa.