“Crença em dados gera valor real”, acredita Igor Mascarenhas, CEO da Pier
Executivo citou os avanços dos seguros ao longo do tempo e como os dados podem gerar um alto nível de satisfação
Um dos 100 principais CEOs do Brasil, Igor Mascarenhas apresentou o case de sucesso da Pier durante a 6ª edição do Insurtech Brasil 2023. O evento reuniu as principais lideranças do setor de seguros, além de seguradoras, agentes de inovação, insurtechs e demais empresas do ecossistema.
O executivo iniciou sua apresentação citando os avanços dos seguros ao longo do tempo. “Como seria a precificação de seguros para as navegações em 1500, por exemplo?”, disse ao citar a evolução na quantidade de dados disponíveis. Segundo Igor, a estimativa é de que existiam 300mb de informações disponíveis naquela época. “Depois, em 1800, a sociedade contava com muito mais conhecimento acumulado, contando com mais de 15 terabytes de informações disponíveis. Isso passou para 2 zettabytes de dados em 2010”, compartilhou.
Para o CEO da Pier, a era dos dados está apenas começando. “Existe uma estimativa que essa quantidade de informações passe para mais de 180 zettabytes em pouco tempo. Por isso, precisamos observar como isso impacta no futuro dos seguros”, afirmou. “Em um futuro próximo teremos múltiplos sensores gerando informações em nossa volta, ajudando o usuário e resolvendo sinistros em tempo real”, complementou.
Governança de dados
Igor Mascarenhas enfatizou a importância da governança de dados. “Se engana quem pensa que os dados por si só resolvem alguma coisa. É preciso ter uma maneira eficiente de armazená-los, torná-los disponíveis e confiáveis. Este é um trabalho super importante. É a documentação e a garantia de que o dado representa exatamente aquilo que ele precisa representar”, argumentou.
Segundo Igor, toda informação será conectada com internet rápida. “Essa crença em dados nos gera valor real. Ainda não temos internet disponível para modelos em alta definição rodando em tempo real, mas isso vai mudar no futuro e vai impactar nos produtos oferecidos aos consumidores”, assegurou.
Aumento no conhecimento
Durante a exposição no Insurtech Brasil 2023, Igor Mascarenhas citou o exemplo da plataforma Zesty.AI, que faz toda a leitura de informações de uma propriedade. “Ele acompanha qualquer tipo de construção, como são as vegetações do entorno, quais os riscos e isso tudo em tempo real”, explicou. Outra ferramenta mencionada pelo CEO da Pier foi o Corax – Cybersecurity, abordando as questões relacionadas aos riscos cibernéticos.
No caso da Pier, o trabalho de underwriting é diário, segundo Igor. “Temos percebido um aumento exponencial do conhecimento do usuário. No caso do Seguro de Celular, por exemplo, conseguimos indenizar em um segundo. No Seguro de Automóvel, uma perda total pode ser indenizada em 24h”, revelou ao demonstrar o intuito de mudar a relação dos consumidores com o seguro através de um alto nível de satisfação.
“O importante é conseguir permitir que cada vez mais pessoas se sintam seguras. Esse é o nosso grande papel como indústria”, finalizou Igor Mascarenhas.