O Open Finance aponta o caminho para o Open Insurance
O evento Insurtech Brasil 2024 trouxe estudos e levantamentos de companhias para que o mercado de seguros possa vislumbrar novos caminhos. Jamile Leão, Head De Open Finance, da Capgemini, comentou sobre a segunda edição do “Índice de Maturidade de Open Finance Brasil 2024”, conduzida entre maio e junho de 2024 pela companhia.
A executiva ressaltou alguns aprendizados com o Open Finance. “A maioria dos bancos ficavam afogados no processo regulatório. E esse foi o primeiro ensino, de que regulatório nunca acaba. No relatório anterior observamos que não havia a busca em como gerar valor, mas nesse ano já houve uma queda de interesse nos itens regulatórios, indicando uma divisão de energia em regulatório e em gerar negócios. Ou seja, não deixe de pensar negócios”, ressaltou Jamile.
O segundo aprendizado é que não adianta explicar o que é o Open, mas sim trazer na prática quais são os benefícios para o cliente. Jamile explicou que o mercado financeiro desejou explanar o que é Open Finance, o que mostrou qual é a necessidade do cliente. “O open finance brasileiro é o maior do mundo, considerando abrangência, porém o cliente não está aderindo conforme a expectativa do mercado. E o primeiro item para isso é a falta de experiência e a pouca percepção de ganho, ou seja, o cliente tem que ver esse ganho para aderir de fato”.
Outro motivo para o cliente não dar consentimento ao Open Finance é que não se sentiu seguro. “Quando perguntado o porquê ele tirou o consentimento, o cliente diz que esqueceu de renovar e depois que não viu vantagem. A grande questão é que o cliente precisa estar aberto para o Open X, com cases de sucesso próximos a ele”, reforça Jamile.
E por fim, o estudo apontou que é preciso aprender a mensurar os resultados. “Por ser uma plataforma, é preciso entender em como contabilizar os resultados. A maioria, 54%, está investindo a mais de um ano, mas porque agora ele tem expectativa de retorno, se não mostrarmos isso, perderemos o valor e o interesses das expectativas”.
A executiva finaliza enfatizando que “ao apresentar o Opens Insurance é preciso pensar nesses cases, em como contabilizar e em como estão trazendo resultados. Saber quantificar de forma correta e confiável, vai trazer valor para o que estão construindo”.
A segunda edição do “Índice de Maturidade de Open Finance Brasil 2024”, conduzida entre maio e junho de 2024 pela Capgemini Brasil, aponta a evolução da maturidade de Open Finance no país em relação ao ano anterior e demonstra como as empresas e consumidores de serviços financeiros têm aproveitado as oportunidades e enfrentado os desafios apresentados pelo novo ecossistema nessa nova fase.
A 7ª edição do Insurtech Brasil conta com apoio da TransUnion, Vindi, CSD BR, Sompo Seguros, .add, Guy Carpenter, FF Seguros, Conversu, Lina, Sensedia, Split Risk, Lefosse, Alper, Evertec + Sinqia, 180 Seguros, Guru Spoc, Pier, Suthub, Guidewire, Capgemini, Poupz, Izzidata e Smash Gift Cards.