Sem Parar amplia soluções em mobilidade com atuação em seguros
Empresa tem mais de 6 milhões de clientes e conta com alta conversão em seu aplicativo
Com mais de 6 milhões de clientes, a Sem Parar tem sido case de sucesso por ampliar suas soluções em mobilidade com atuação no mercado de seguros. A construção dessa jornada foi apresentada pelo CMO da empresa, Gabriel Porto, durante o Insurtech Brasil 2023. O evento reuniu os principais players do mercado de seguros e discutiu como as inovações impactam no futuro do setor.
Gabriel expôs a visão 360º da Sem Parar para oferecer comodidade e facilidades para os consumidores. “O nosso aplicativo é um ótimo exemplo em como conseguimos nos relacionar bem com os nossos clientes. Temos investido fortemente na plataforma com o intuito de tirar a burocracia dos principais problemas e dificuldades que o motorista encontra no dia a dia”, exemplificou ao citar facilidades para o pagamento de documentação do veículo, serviço de localização de postos de combustíveis e o sistema de cashback oferecido pela aplicação.
Segundo o CMO da Sem Parar, um dos principais desafios na introdução dos seguros no portfólio de soluções oferecidas pela empresa foi justamente oferecer o autosserviço para os clientes. “A grande mudança foi ampliar nossa atuação, indo além das tags de pedágio, focando no aplicativo e construindo essa jornada com muito foco nos clientes, para gerar agilidade e economia para todo o ecossistema. Este é um ponto de contato muito importante onde estamos evoluindo”, completou.
Pagamentos estão mais invisíveis
Organizador do Insurtech Brasil 2023 e moderador do painel, José Prado mencionou o modo como os pagamentos têm ficado “cada vez mais invisíveis” ao questionar o CMO da Sem Parar dos motivos que levaram a empresa a olhar para o mercado de seguros. “Temos uma estrutura muito voltada para conversar com nossos clientes e ampliar, ainda mais, as soluções que oferecemos para eles. Observamos que existia uma vontade muito grande em aceitar novos produtos Sem Parar e muitos dos clientes indicavam que ainda não possuíam seguros ou tinham poucas proteções”, assinalou Gabriel Porto.
De acordo com o executivo da Sem Parar, o intuito de atuar no setor de seguros foi relacionar o preço ao uso. “Por isso, decidimos construir algo diferente. Entendemos que o seguro tem uma fatia de oportunidades muito grande e essa foi a nossa discussão até desenvolvermos nossa estratégia de atuação no segmento, que tem pouco mais de um ano”, compartilhou.
Contexto para crescer
Gabriel Porto mencionou, ainda, alguns dos aprendizados obtidos ao longo da introdução da empresa no segmento de seguros. “Tivemos uma lição muito positiva com a construção de uma equipe multidisciplinar, com especialistas no setor que já haviam trabalhado no segmento em outros contextos, especialistas em tecnologia e growth, para escalar e identificar as oportunidades de crescimento”, ponderou. “Priorizamos o público e, no nosso caso, ele é bem diverso diante de nossos 6 milhões de clientes. Então, observamos qual o contexto e momento desses clientes para considerar as melhores ofertas. Assim, conseguimos desenvolver uma boa estratégia de vendas, com taxa de conversão de 35% em nosso aplicativo”, completou.
Segundo Gabriel, a tecnologia é a base para toda operação da Sem Parar em seguros. “Isso passa desde a integração das informações de compra, utilização e até mesmo no momento de um sinistro, dando mais flexibilidade e agilidade para acompanhar se tudo está funcionando e como podemos evoluir”, sinalizou ao demonstrar que foram vários os momentos de testes, correções e evoluções na plataforma da empresa. “Fizemos tudo isso tomando todos os cuidados, tendo o suporte de pessoas especialistas no segmento”, acrescentou.
Atender bem é prioridade
Para o CMO da Sem Parar, “atender bem é uma prioridade”. Neste sentido, o executivo revelou que o principal objetivo da empresa é democratizar o seguro para todos. “Conseguimos analisar o bom comportamento dos motoristas e gerar pontuações que oferecem benefícios para eles. Isso tende a acontecer cada vez mais, pois já conseguimos utilizar a telemetria para acompanhar a jornada desses clientes”, exemplificou.
Gabriel Porto ainda destacou o segundo ciclo do programa Inova Sem Parar, uma iniciativa que conecta a empresa com startups e insurtechs. “Com isso nós abrimos muitas portas para discutir a nossa estratégia. Queremos conversar para encontrar novas soluções e estamos abertos para isso. Queremos testar e experimentar”, afirmou ao destacar o foco do grupo empresarial em mobilidade e facilidades para pagamentos. “Estamos olhando para a experiência como um todo, não apenas no momento da contratação, mas também na utilização do seguro”, finalizou.